1ª CONFERENCIA DO MEIO AMBIENTE

15/08/2013

1ª Conferência do Meio Ambiente reúne cerca de 500 pessoas

 

Com o objetivo de debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) realizou ontem, dia 14 de agosto, a 1ª Conferência do Meio Ambiente e reuniu mais 500 participantes no Instituto de Zootecnia.

O Governo Federal estabeleceu que até 2014 todos os municípios devem dar a destinação final aos resíduos sólidos. Por conta disso, o superintendente do consórcio, Valdemir Aparecido Ravagnani, ressaltou que o objetivo do Consimares é o de encontrar uma soluções  coletivas, ecológicas e economicamente sustentáveis para a destinação final dos resíduos doméstico produzido pelas oito cidades participantes do consórcio.

A conferência teve fundamental importância para os participantes que buscaram, através do diálogo, mais informações sobre a Política Nacional. Neste evento, apresentamos algumas propostas de melhorias na área de Resíduos Sólidos”, acrescentou Ravagnani.

Realizado como uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, o evento também teve como objetivo apresentar informações sobre o consórcio formado pelos oito municípios (Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d'Oeste e Sumaré), divulgar ações e incentivar parcerias entre o Poder Público e a Sociedade Civil.

O evento, que contou com a participação de autoridades municipais, representantes e demais convidados de diversas cidades, apresentou propostas para contribuir com os municípios na solução de entraves, de modo que possam superar os desafios da implementação da gestão dos resíduos sólidos.

Apresentamos práticas que possam contribuir para a construção de políticas públicas locais e regionais no que se refere à Política de Resíduos Sólidos”, complementou o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani.

Além de uma palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ministrada pela promotora do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), Alexandra Facciolli Martins, a conferência também apresentou quatro eixos temáticos para discussão: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda, e Educação Ambiental.

Durante a conferência também foram eleitos delegados e definidas 20 propostas que serão encaminhadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente”, contou o secretário executivo do Consimares, Fábio Orsi.

A 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente será realizada em São Paulo, de 20 a 23 de setembro e nesta etapa participarão os oito delegados da Sociedade Civil, seis do setor Empresarial e quatro do setor Público, escolhidos para representar a Região Metropolitana de Campinas. “Na próxima fase também serão eleitos os delegados e suplentes para a Conferência Nacional”, explicou Orsi.

Para mais informações sobre o Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos acessewww.consimares.com.br.

Confira a relação dos eleitos:

Poder Público

Aldo Aluizio Silva (Hortolândia)

Valdemir Ap. Ravagnani (Consimares)

Julian Fernandes Bruzon (Monte Mor)

José Ceron (Sumaré)

Setor Empresarial

Sebastião Coelho Filho (Sumaré/Epp Serviços)

Daniela Helena Favaro (Nova Odessa/ Defesa Ambiental)

Rodrigo F. Mettesteiner (Sumaré/Romec)

Fernando Lopes (Americana/Mzz Comunicação)

Sidnei Alves De Almeida (Santa Barbara d'Oeste/Metagreen)

Sandro R. Lopes Ferrari (Nova Odessa/ Trecma Tecnologia Sustentavel)

 

Sociedade Civil

 

Bruno Henrique Ross Matheus (Monte Mor)

Aurea Aparecida Bueno (Hortolândia)

Maria de Fátima Gomes da Silvav (Nova Odessa)

Aparecida Pereira Barroso (Sumaré)

Jonas Santa Rosa (Americana)

Daniela Pedroso de Oliveira (Hortolândia)

Wilton Cesar (Hortolândia)

Cícero Ceara (Sumaré)

 

Ricardo Gonçalves
Assessor de Políticas Públicas - MTb 61.358

Diretoria de Comunicação

rgoncalves@novaodessa.sp.gov.br | (19) 3476-8601 | 9192-4503
Prefeitura Municipal de Nova Odessa

Este material é de domínio público e pode ser livremente aproveitado para fins de Comunicação Social.