O Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos, o “Consórcio do Lixo”, formado por oito cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas, conheceu na manhã da última segunda-feira, 13 de fevereiro, mais uma tecnologia de destinação final de resíduos sólidos urbanos e de construção civil.

Ricardo Rizzo apresentou a tecnologia da empresa Herhof GmbH, que há 20 anos desenvolve tecnologias eficientes para o gerenciamento sustentável de resíduos sólidos urbanos, que possibilita a produção de CDR (Combustível Derivado de Resíduos), e que pode substituir combustíveis fósseis como carvão, óleo cru e gás natural.

As plantas da Herhof estão sendo operadas em países como: Alemanha, Áustria, Itália, Espanha, Bélgica, Canadá e Escócia.

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, aproveitou a reunião mensal para informar aos demais prefeitos e representantes presentes que foi conhecer pessoalmente uma tecnologia na cidade de Porto Real, no Rio de Janeiro, que realiza a separação e estocagem de resíduos.

“É importante as diversas apresentações já realizadas para que possamos encontrar o melhor sistema de destinação para o resíduo das oito cidades. Já foram diversos processos apresentados e isso causa maior estudo por parte dos municípios, através de seus técnicos também, neste processo da escolha pela melhor tecnologia”, disse.

Durante a reunião também foram apreciada as contas referentes ao exercício de 2011 do Consórcio, que, inclusive, já haviam sido aprovadas, por unanimidade, no dia 9 de fevereiro, durante a 1ª reunião ordinária pelo do Conselho Fiscal do Consórcio sediada no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, onde ocrrem as reuniões mensais.

A reunião desta segunda-feira contou com a presença dos prefeitos de: Nova Odessa – Manoel Samartin, Santa Bárbara d’Oeste - Mário Heins e Sumaré (e presidente do Consórcio) - José Antonio Bacchim.

Monte Mor, Americana e Capivari enviaram representantes. Hortolândia e Elias Fausto também fazem parte do Consórcio. A vice-prefeita de Nova Odessa, Salime Abdo, e o presidente do Conselho Fiscal, Reinaldo Chiconi, vereador de Americana, também acompanharam a reunião.

Nayara de Oliveira