O Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos, o “Consórcio do Lixo”, formado por oito cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas, realizou sua 2ª reunião ordinária na manhã da última segunda-feira, 12 de março, no auditório da Prefeitura de Nova Odessa, cidade sede do Consórcio.

Fernanda Capuvilla realizou uma breve apresentação sobre os assuntos abordados e decididos em duas reuniões da equipe técnica do Consórcio realizadas nos dias 2 e 8 de março, como, por exemplo, análise técnica de tecnologias para destinação final de resíduos que já foram apresentadas ao grupo. As reuniões técnicas aconteceram na Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

Na reunião desta segunda-feira, também ficou decidido que o Consórcio vai participar da chamada pública “Boas Práticas de Gestão Ambiental Urbana”, além de a contratação de uma empresa para confecção do plano de resíduos sólidos, bem como o estudo de gravimetria dos municípios que integram o Consórcio. Agora, os técnicos irão montar um Termo de Referência para a contratação da empresa.

A reunião desta segunda-feira contou com a presença dos prefeitos de: Nova Odessa – Manoel Samartin, Santa Bárbara d’Oeste - Mário Heins e Sumaré (e presidente do Consórcio) - José Antonio Bacchim. Monte Mor, Americana e Elias Fausto enviaram representantes. Hortolândia e Capivari também fazem parte do Consórcio.

A vice-prefeita de Nova Odessa, Salime Abdo, e o presidente do Conselho Fiscal, Reinaldo Chiconi, vereador de Americana, também acompanharam a reunião.

Nayara de Oliveira