NOTÍCIAS

Buscar

Evento será preparatório para a realização do Water Summit 2020 no final do ano.


A Agenda 2030 é um conjunto de metas, chamadas de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e configura-se como um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Pensando nisso, o Consórcio PCJ ao lado do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e com os apoios, da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Instituto Cidades Inteligentes, Funasa e Ministério do Desenvolvimento Regional, irão promover no dia 25 de março de 2020 o evento “Água e Resíduos na Agenda 2030”, no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa (SP), com o objetivo de ampliar os debates desses dois grandes temas dentro dos ODS. A iniciativa é uma das atividades preparatórias para o “Water Summit 2020”, que acontecerá no final do ano e pretende ser uma plataforma de promoção e intensificação dos ODS nas Bacias PCJ.

O evento contará com três rodas de conversas que versarão sobre os desafios da gestão da água e de resíduos, assim como, sobre as experiências exitosas nesses setores. Na ocasião também ocorrerá a abertura oficial do Projeto Gota d’Água 2020, que terá como tema “Os ODS na construção do mundo que queremos”, promovido pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. O Projeto capacita cerca de 150 mil pessoas por ano. Está em negociação a realização da Palestra Magna de abertura do evento, com representante da ONU no Brasil, que abordará quais ações estão sendo previstas na Agenda 2030 do país, visando o atendimento dos ODS.

A iniciativa ainda contará com as presenças dos governadores honoráveis do Conselho Mundial da Água, o franco-tunisiano Hachmi Kennou e o mexicano Roberto Olivares. Kennou é o diretor executivo do Instituto Mediterrânico da Água (IME), além de representar o instituto na Parceria Global para a Água na região do Mediterrâneo (GWP-Med). Olivares é diretor geral da Associação Nacional de Empresas de Saneamento do México (ANEAS) e presidente da Rede Latino-americana de Organismos de Bacias (RELOB).

Os interessados devem fazer sua inscrição de participação até o dia 20 de março, pelo link a seguir: https://forms.gle/fBwvPNybMZuNGatL6.

O evento contará com almoço ao estilo brunch servido no local, sendo as vagas limitadas pela capacidade do auditório.

Os debates fazem parte das atividades preparatórias para a realização do “Water Summit 2020”, que acontecerá no final do ano e será promovido pelo Consórcio PCJ com objetivo de debater cada um dos 17 ODS dentro da gestão de recursos hídricos e meio ambiente, com a participação de órgãos públicos, setor empresarial, rural e comunidade. A previsão é que o Summit aconteça em novembro, com palestrantes nacionais e internacionais e juntos possamos debater formas de municípios e empresas das Bacias PCJ participarem mais efetivamente da Agenda 2030. Órgãos reguladores estão a cada dia ampliando suas vistas em torno do que os municípios estão realizando sobre os ODS com intuito de que as metas definidas pela ONU sejam evidentemente alcançadas, por isso a importância da realização do evento.

Abaixo segue a programação prévia do evento “Água e Resíduos na Agenda 2030”:

8h30: Recepção e Welcome Coffee 9h30: Abertura oficial 10h30: Palestra Magna de Abertura do Projeto Gota d’Água (Representante do Sistema ONU Brasil) 11h30: Mesa redonda “Os desafios da gestão da água para atender as metas da Agenda 2030” 12h30: Almoço ao estilo Brunch cordialmente servido pelos organizadores 13h30: Mesa redonda “Os desafios da gestão dos resíduos para atender as metas da Agenda 2030” 14h30: Experiências internacionais em água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos 15h30: Gestão de resíduos para cidades inteligentes 16h00: Encerramento

Serviço:

Evento: Água e Resíduos na Agenda 2030 Local: Instituto de Zootecnia de Nova Odessa (SP), localizado Na Rua Heitor Penteado, 56, Centro. Data e Horário: 25/03/2020 das 8h30 às 16h Inscrições prévias e limitadas: https://forms.gle/fBwvPNybMZuNGatL6

Sobre a Agenda 2030

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Sobre o Consimares

Os municípios de Americana, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré constituíram o CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS em 17 de janeiro de 2009 para compatibilizar uma gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos, pois notou-se que este assunto era de comum interesse entre as cidades envolvidas.

2 visualizaçõesEscreva um comentário
capiv.png
eliasf.png
hotolan.png
montem.png
novaod.png
santab.png
sumar.png

CONSIMARES - 2019 | Todos os direitos reservados.