top of page
Buscar

Consimares conhece gestão de resíduos da Suécia que destina apenas 1% para os aterros

Missão técnica em Estocolmo, Suécia.




O Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), junto com outros seletos 12 municípios/consórcios brasileiros, participou de uma missão técnica em Estocolmo, Suécia, onde comemorou a Semana do Meio Ambiente, de 4 a 9 de junho. A expedição foi organizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) em parceria com a Sepa (Agência de Proteção Ambiental da Suécia), com o objetivo de apresentar o sistema de gestão de resíduos sólidos daquele país, referência no assunto.

Presidente do Consimares e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, reiterou a importância da participação no evento. “O que queremos é trazer inovação e colocar os municípios que compõem nosso consórcio como referencial nessa questão e por isso temos que aprender com os melhores”, disse.

O engenheiro agrônomo Valdemir (Mimo) Ravagnani, que participou da missão pelo Consimares do qual é superintendente, destacou que a eficiência do sistema e comentou a importância de importar o modelo de gestão. “A Suécia dispensa apresentações quando o assunto é resíduo. O país reaproveita 99% dos resíduos que gera e destina apenas 1% para o aterro. A eficiência é tanta, que o país é obrigado a importar lixo para garantir a sua produção de energia”, contou ele.

Aliás, os suecos não produzem mais energia através de termoelétricas, abastecidas por carvão. Eles têm 32 usinas que garantem o aproveitamento de rejeitos (biomassa) para a produção de eletricidade. “Muito menos poluente e mais eficiente”, frisou Mimo. “Além disso, o país possui leis de logística reversa e reciclagem para todos os setores. A taxa de lixo é proporcional à cadeia de logística reversa, ou seja, quanto mais você reduz a quantidade final com a destinação correta, menos você paga”, contou o superintendente do Consimares.

PROGRAMA. Na Suécia, a missão teve o privilégio de participar das comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas justamente na Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. Durante a programação, o grupo ainda participou de reuniões e palestras na própria Sepa, a agência ambiental sueca e visitou uma fábrica de reciclagem de vidros, ecopontos, central de reciclagem, unidade de geração de energia, biodigestor, aterro sanitário, shopping de segunda mão, entre outros.

A capacitação também integrou o segundo módulo do programa de capacitação desenvolvido pela Abrelpe em parceria com a Sepa, para possibilitar a elaboração dos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O financiamento da capacitação está sendo investido em grande parte pela Suécia, com contrapartida dos participantes.

Além de Nova Odessa, o Consimares engloba as cidades de Sumaré, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste, Monte Mor, Elias Fausto e Capivari, impactando uma população de 850 mil pessoas.

Diretoria de Comunicação

49 visualizações0 comentário
bottom of page