top of page
Santa_Bárbara_dOeste.png

Santa Bárbara d'Oeste é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de Campinas, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 138 km.

 

Ocupa uma área de 271,492  km², sendo que 82  km² estão em perímetro urbano,8 e sua população em 2010 foi contada em 180 148 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 43º mais populoso de São Paulo e o sexto da Região Metropolitana de Campinas, da qual faz parte.

A sede tem uma temperatura média anual de 22,2°C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 92 754 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 98,73%, o município contava, em 2009, com 44 estabelecimentos de saúde.

 

O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,819, considerado como elevado em relação ao estado.

A cidade de Santa Bárbara d'Oeste foi emancipada de Constituição (hoje Piracicaba) na década de 1900. Entretanto sua fundação é considerada como ocorrida em 1818, ano em que foi construída a igreja matriz, sendo o aniversário em 4 de dezembro, em homenagem a padroeira Santa Bárbara, que também serviu de referência para o nome da cidade.

Margarida da Graça Martins é considerada como a fundadora do município, por ter doado terreno para a construção da matriz, sendo assim a cidade é o primeiro e único município brasileiro fundado por uma mulher.

 

A cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil.10 Hoje Santa Bárbara d'Oeste é formada apenas pela Sede, não possuindo distritos, sendo subdividida apenas pelos seus pouco mais de 130 bairros.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. A imigração norte-americana trouxe várias influências nas manifestações culturais e atrativos turísticos, como a realização da Festa da Imigração, a Feira das Nações e a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos.

 

No município está situado o Cemitério do Campo, mais conhecido por Cemitério dos Americanos, que é administrado pela Fraternidade de Descendência Americana, que promove periodicamente reuniões e eventos no local, que visam preservar as tradições e costumes dos imigrantes estadunidenses.

bottom of page