top of page
Buscar

Consimares participa do I Congresso Internacional de Resíduos Sólidos



Discutir sobre a destinação adequada de resíduos sólidos no Brasil e no mundo tem sido colocado à mesa de debates de grandes intelectuais, técnicos e gestores. Nesse sentido, o Presidente do Consórcio Consimares Maurício Baroni e o Superintende Valdemir Aparecido Ravagnani marcaram presença para contribuir com os projetos, ações e pesquisas feitas pelo Consórcio.


Realizada entre os dias 16 e 18 de Março em Recife/PE, a CIRSOL ( I Congresso Internacional de Resíduos Sólidos) ocorreu em formato híbrido e reuniu autoridades, comunidade acadêmica, técnicos, cientistas, estudantes e profissionais que atuam na área de resíduos sólidos no Brasil e no mundo.


A abertura do Congresso aconteceu no dia 16 na sala “Cais do Sertão” e contou com a presença de especialistas e autoridades internacionais e nacionais . Durante o discurso, o ex-prefeito do Recife e presidente do ICLEI América do Sul, Geraldo Júlio, afirma que eventos como esse são de suma importância. “A ONU agora fala em Emergênica Climática. A humanidade corre atrás de metas que já deveriam ter sido alcançadas”, explica Júlio com relação a emissão de carbono no ar.


A Vice- Prefeita Isabella de Roldão também explicou sobre a relevância do evento e parafraseou o ex-presidente Barack Obama. “ Nós somos a primeira geração a sentir as mudanças climáticas. E, certamente, seremos a última geração a poder tomar as rédias e solucionar esse problema”.


Como primeira mulher a ocupar um cargo de Vice-Prefeita em Recife, Isabella trouxe em sua fala a preocupação para as gerações futuras. “Mulheres tem até 14 vezes mais chances de morte por conta das mudanças climáticas. A gente precisa se reconectar com a natureza. Não somos seres dissociados. A mudança está em nossas mãos”.


No decorrer da fala, Isabela ainda enfatiza que deseja transformar Recife como a capital da sustentabilidade. “Mentes e corações poderão fazer a mudança que o mundo precisa”.


Outras personalidades que também marcaram presença foi Anders Wollter - Embaixador Chefe de Missão da Suécia no Brasil que comentou sobre a importância de investir no hoje para poder viver o amanhã dentro dos limites do planeta. “Temos que ter energia para juntos possamos encontrar soluções positivas para o futuro”, explica.


Também esteve presente Paulo Câmara, Governador de Pernambuco e Presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste que após seu discurso fez a assinatura do Decreto que formalizou o compromisso com a neutralidade de emissões de carbono até 2050, criando o Comitê Estadual Pernambuco Carbono Neutro – CEPEN para apoiar e monitorar a implementação do Plano de Descarbonização do Estado.


Depois da abertura, Baroni conversou com o Governador Paulo Câmara a respeito das ações do Consórcio Consimares e da importância do evento. “Debater ideias e, muito mais que isso, prever ações efetivas, são essenciais para o futuro de nosso planeta. Esse evento é de suma importância para o desenvolvimento sustentável de nosso país e alianças internacionais são enriquecedoras para que possamos juntos criar alternativas para neutralizar, de fato, a emissão de carbono e redução de resíduos sólidos”,afirma o presidente do Consórcio Consimares.


Participação do Consimares


A participação efetiva do Consórcio Consimares ocorreu no dia 17 de Março no Porto Digital durante o Painel sobre “Cooperação intersetorial e inovação: ferramentas para a gestão sustentável de resíduos sólidos”.


Os desafios atuais para prover a gestão sustentável evidenciam uma gama de oportunidades para o setor de resíduos, o que precisará estar amparado no conhecimento e no comprometimento de atores diversos.

Neste sentido, a cooperação intersetorial amparado na inovação é fundamental para o desenvolvimento de um mercado sustentável que privilegie proteção do meio ambiente, preservação de recursos e do clima, geração de emprego, crescimento econômico, e sobretudo, o comprometimento com o desenvolvimento de capacidades para a qualidade de vida da sociedade.

A rodada de discussão contou com a presença de acadêmicos, engenheiros, CETESB, Consórcio Consimares e ABETRE (Associação Brasileira de Empresas Tratamento de Resíduos e Efluentes). A intermediadora Christiane Dias Pereira (TU Braunschweig) elogiou a presença de Maurício Baroni, Prefeito de Elias Fausto e Presidente do Consimares. “É importante que essa discussão esteja também na pauta do executivo, nas cidades para as ações efetivas. Ficamos muito felizes com a sua presença” afirma.


Durante a fala, Baroni explicou sobre suas primeiras ações enquanto Prefeito de Elias Fausto. “Sabíamos que em breve ia se tornar obrigatória a cobrança de taxa de lixo nas cidades. Começamos com esse trabalho em 2017 quando assumi como Prefeito. Claro que essa não é uma medida popular, mas sim necessária. Explicamos para a população a importância e hoje em dia temos elogios sobre essa mudança. Inclusive, a lei tornando obrigatória foi sancionada em 2020 trazendo o Novo Marco Legal do Saneamento. Todas as cidades deverão se adequar”.


No âmbito do Consórcio, Baroni passou a palavra para o Superintende explicar tecnicamente as ações que o Consimares está realizando. “Somos um Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos e compreendemos sete municípios totalizando cerca de 1 milhão de habitantes. Nossas ações tem sido bastante efetivas e referenciadas pelo Governo do Estado no consorciamento da gestão intermunicipal de resíduos sólidos” explicaRavagnani.


Para finalizar, Ravagnani também explicou sobre a intenção de da construção de uma Usina de Resíduos Sólidos na cidade de Nova Odessa em que 650 toneladas de lixo de sete cidades da região serão tratados. “O projeto nasceu do movimento Lixo Tem Valor e surgiu em virtude da necessidade de se buscar um destino mais sustentável para os resíduos sólidos, que crescem exponencialmente, ao mesmo tempo em que os aterros sanitários da região estão próximos do fim de sua vida útil”, finaliza.


No desfecho, o Presidente do Consimares Maurício Baroni agradeceu a oportunidade de estar presente nesse grande evento. “Fico muito feliz em estar presente nesse primeiro Consórcio com profissionais extremamente capacitados. Estamos aqui para aprender e juntos construirmos um futuro melhor”, finaliza Baroni.
















































15 visualizações0 comentário
bottom of page