Hortolândia é certificada pelo Consimares.
- 11 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Município recebeu reconhecimento público do Programa Recicla Cidade após campanha na sede da prefeitura que arrecadou 13.097 embalagens cartonadas longa vida em cinco meses; material foi destinado à Cooperativa ‘Águia de Ouro’, parceira da administração, gerando renda e inclusão social
O avanço de Hortolândia na área da sustentabilidade conquistou mais um reconhecimento público. O município recebeu o certificado do “Programa Recicla Cidade” pela arrecadação de 13.097 embalagens cartonadas do tipo longa vida, que foram doadas à Cooperativa “Águia de Ouro”, parceira da prefeitura.
A campanha de Educação Ambiental e Mobilização Social integra o Programa realizado pela ONG (Organização Não Governamental) “Espaço Urbano”, entidade patrocinada pela empresa TetraPak e apoiada pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte.
“Ao participar da iniciativa, o município reafirma o seu compromisso e responsabilidade com a implantação e monitoramento da coleta seletiva, bem como instituição parceira em prol da sustentabilidade”, diz o texto do certificado.
Na tarde desta segunda-feira (8), o prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos) recebeu, em seu gabinete, o certificado das mãos das gestoras da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos. Ao lado do superintendente do Consimares, Valdemir Aparecido Ravagnani, conhecido como “Mimo”, as secretárias Eliane Nascimento (titular), Sunne Santos (adjunta) e a diretora de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Sousa, comentaram sobre a ação, que superou as expectativas e conseguiu mobilizar centenas de servidores municipais que trabalham no Palácio dos Migrantes.
“Do ponto de vista ambiental, poderiam ser 13 mil embalagens que seriam levadas para um aterro e levariam anos para serem decompostas lá. Além de todo o impacto negativo que se deixou de gerar, a gente contribuiu com a Cooperativa do município.




Comentários